ABB reúne corpo técnico para projetar o futuro da raça

Encontro teve o objetivo de capacitar e atualizar o corpo técnico da entidade com atividades em São Paulo e Minas Gerais

A Associação Brasileira de Brangus (ABB) promoveu, entre os dias 17 e 19 de novembro, o Expert Brangus, o Programa de Capacitação e Atualização do Corpo Técnico. O encontro, que serviu para treinamento e reciclagem do corpo técnico da entidade, reuniu a diretoria, os integrantes do Conselho Técnico e os técnicos credenciados da ABB, que participaram de palestras e visitas a centrais em Idaiatuba, Itatinga e Botucatu, em São Paulo, e em Botelhos (MG). O evento serviu também para que a diretoria transmitisse ao corpo técnico a exigência do rigor de seleção. “A determinaç ;ão é para balizar a raça por cima, buscando cada vez mais ter animais de maior qualidade e pureza racial”, ressaltou o presidente do Conselho Técnico, Antônio Carlos Correia Osório.

A atividade começou na quarta-feira, na Sexing Technologies (ST Genetics), em Indaiatuba, com uma série de palestras. Osório e a Superintendente de Registro Genealógico da ABB, Renata Pereira, abriram o evento. Osório destacou que a evolução das ferramentas de melhoramento genético tem que ser acompanhada ativamente pela ABB. “O registro deverá estar associados às informações de melhoramento genético, ajudando a enriquecer e ilustrar as informações”, orientou Osório.

Antônio Carlos Correia Osório, Presidente do Conselho Técnico

Renata Pereira, Superintendente de Registro Genealógico da ABB

Na sequência, a geneticista Francine Campagnari, da ST Genetics, fez a palestra “Lucrando com o DNA”, e Rodrigo Dias, também da ST Genetics, abordou o tema “Genômica na prática”. Roberto Barcellos, da Beef & Veal Consultoria, falou sobre “A importância da seleção de características de carcaça e o mercado da carne”. À tarde, os participantes visitaram os laboratórios de Sexagem e de Extração de DNA ST Genetics e depois ouviram a palestra “Importância da avaliação andrológica sobre resultados reprodutivos em bovinos”, apresentada por Lúcia Helena Rodrigues, da ST Genetics.

Na quinta-feira, os participantes fizeram uma visita técnica na Fazenda São Carlos, em Botelhos (MG), onde acompanharam uma oficina de avaliação fenotípica de animais Brangus. Depois, os técnicos credenciados da ABB falaram sobre o seu trabalho. Na sexta-feira, os participantes da gira técnica visitaram a Central Seleon, em Itatinga (SP) e a Central Bela Vista, em Botucatu (SP). O encerramento do Expert Brangus ocorreu às 17h, com palestras do presidente da ABB, Ladislau Lancsarics Junior, e do diretor da ST Genetics, Evanil Pires de Campos.

Fonte: Gustavo Paes (Grupo Futura)

Anterior
Anterior

Opção pela rusticidade

Próximo
Próximo

Nona edição do Falando em Brangus abordará o preparo de touros para a próxima estação de serviço