Brangus é destaque na Expointer

Principal mostra agropecu ária da América Latina contou com a participação de 76 animais de argola

A Cabanha Brangus Juquiry, de Uruguaiana (RS), foi um dos destaques da raça Brangus durante a 36ª edição da Expointer, realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre. O criatório, de propriedade do pecuarista Ricardo Bastos Tellechea, o Ringo, voltou para o município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul com as faixas de Grande Campeã e Reservada GrandeCampeã, nas fêmeas, e de Terceiro Melhor Macho, entre os reprodutores.

O julgamento da chamada “raça sem fronteiras” ocorreu em 26 de agosto e contou com a participação de 56 exemplares Brangus de criatórios do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A avaliação dos animais ficou a cargo do jurado norte-americano Patrick Simmons, do Estado da Carolina do Norte (Estados Unidos), proprietário da Genetic Leaders Internacional Inc.
A Grande Campeã foi o animal box 1515, que é filha de Ebano 4045 Gladiador TE e Rediba Naranjo 3396. A fêmea, de 650 quilos e dois anos, também conquistou o título de Campeã Novilha Maior. “Ela é um animal excepcional e já tinha sido Grande Campeã durante a última Expoutono de Uruguaiana”, lembrou Ringo.
O tradicional criatório de Uruguaiana também levou para Esteio a Reservada Grande Campeã, a box 1505. A terneira, que é filha de CX Tanque 23/T e Juquiry Figura 6071, também ficou com a faixa de Campeã Terneira Menor. O animal tem 410 quilos e 14 meses. O feito surpreendeu Ringo. “Sabemos da qualidade dessa fêmea, mas era a primeira saída dela, a estreia nas pistas”, ressaltou o branguista. O título de Terceira Melhor Fêmea ficou com a novilha box 1521, da JMT Agropecuária, de Santa Maria (RS). Ela é filha de JMT Cimarron 6745 e JMT 6738 TE.
Entre os machos, o Grande Campeão foi o touro box 1491, de propriedade de Beatriz e Fernanda da Rocha, da Estância São Rafael, de São Borja (RS). O animal, que também conquistou o título de Campeão Touro Sênior, é filho de Três Cruces Cardenal 4312 TE e MR 5952. O reprodutor possui dois anos e pesou exatos 1.015 quilos.
O Reservado Grande Campeão foi o box 1485. O animal pertence ao criador Antonino Souza Dorneles, da Cabanha Olhos d’Água, de Alegrete (RS), e Luiz Fernando Cezar da Silva, da Fazenda São Manoel, também de Alegrete. O macho, 
de 882 quilos e dois anos, é filho de CX Tanque 23T e Olhos d’Água Prince 6064. “É um touro que vem fazendo uma campanha muito boa”, destacou Antonino Souza Dorneles.
O animal box 1480, da Cabanha Brangus Juquiry, ficou com a faixa de Terceiro Melhor Macho. Filho de CX Tanque 23T e Juquiry Figura 6071, tem 13 meses e pesa 487 quilos.
“Para um terneiro, o resultado foi muito bom”, disse Ringo. “Ele é um animal de grande futuro e vai seguir em preparação para o ano que vem”, adiantou o criador, apostando na qualidade genética da Juquiry.
A qualidade dos exemplares Brangus em pista foi bastante elogiada pelo jurado Patrick Simmons. O especialista destacou a uniformidade dos animais e disse ter encontrado dificuldade em eleger os melhores em cada categoria. Mas ficou particularmente impressionado com a fêmea que escolheu como Grande Campeã da feira de Esteio. “Em qualquer lugar do mundo ela pode concorrer com chances de levar o grande campeonato”, destacou Simmons.


O presidente da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Raul Victor Torrent, reconheceu que, neste ano, a entidade levou um número menor de animais para a feira de Esteio. “Assim como as demais raças, tivemos uma redução de 15% a 20% no número de inscritos”, admitiu o dirigente, que atribui a queda ao alto custo para expor os animais na Expointer. “Em vez de levar dois ou três animais da mesma categoria, os criadores estão escolhendo, a seu critério, um só exemplar para a exposição”, explicou. Torrent ressaltou, no entanto, que os criadores da raça Brangus priorizaram qualidade a quantidade. “O jurado salientou que os nossos animais podem fazer bom papel em qualquer parte do mundo”, observou Torrent.

Anterior
Anterior

Brangus inspira personagem de revista infantil

Próximo
Próximo

Brangus: combinação que produziu um animal capaz de se destacar nas diversas regiões do Brasil