CRIADORES DE BRANGUS DE 2008

ABB relembra criadores destaque no site. Hoje: Augusto Caldeirão, Cláudio Caldas e Átila Dornelles

O segundo dia dedicado ao quadro Criador da Semana, destaque em 2008, traz como personagens figuras significativas para a raça Brangus no sul do país: Augusto Caldeirão, Cláudio Caldas e Átila Dornelles. Aqui você relembra quem foram os CRIADORES DE 2008. Para ler a matéria completa de cada um deles, basta clicar no link sobre o nome de cada um.

Os irmãos Augusto Barbosa Caldeirão e Eduardo Barbosa Caldeirão, da Fazenda Mutuca, de Tapejara, PR, trabalham com pecuária há 16 anos, destes, 14 dedicados a raça Brangus. O primeiro contato com a raça aconteceu para reposição de matrizes. Impressionados com o resultado das características de fertilidade, habilidade materna, desempenho dos machos e precocidade, não tiveram dúvidas e passaram a ser criadores de Brangus.

Sócio número 002 da Associação Brasileira de Brangus (o número 001 é a Embrapa Bagé), Cláudio Antônio Bitencourt Caldas não pode ser considerado apenas um pioneiro da raça no Brasil, mas sim um dos responsáveis pelo sucesso deste cruzamento. Primeiro presidente da ABB, de 1979 a 1982, Caldas difundiu a raça Brangus no Brasil inteiro. Da Cabanha Santa Rita, em Sant´Ana do Livramento, ele afirma: “Para desistirmos do Brangus, só se desistíssemos da pecuária”.

A tradição da família Dorneles com a raça Brangus já completa quase um século. E um dos frutos desta geração de pecuaristas, o engenheiro agrônomo, Átila Leães Dorneles, da Estância Olhos D´Água, de Alegrete, no Rio Grande do Sul, não é diferente. Atual vice-presidente do Núcleo Brangus Sul Riograndense, Átila garante que ”se existe uma maneira de se agregar qualidade na carne que se produz no Brasil central é com a raça Brangus”.

Anterior
Anterior

CRIADORES DE BRANGUS DE 2008

Próximo
Próximo

CRIADORES DE BRANGUS DE 2008