EUA analisam importação de carne processada
O relatório preliminar das auditorias do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA), em frigoríficos de carne bovina apontou significativa melhora na avaliação das garantias da certificação de produtos brasileiros. O documento, que deverá ser ratificado em Washington (EUA), poderá indicar a retomada da importação de carne bovina industrializada dos estabelecimentos habilitados para aquele mercado.
O assunto foi tratado sexta-feira (05/09) em reunião de representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) e inspetores do FSIS/USDA, em São Paulo (SP). "O anúncio oficial está previsto para a próxima semana, seguindo o cronograma acordado na reunião de Washington, em agosto, e a expectativa é de que seja favorável ao Brasil", informou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.
Há 10 dias, os auditores norte-americanos estão em missão no Brasil, onde inspecionaram quatro dos 21 estabelecimentos que exportam para aquele mercado. A visita faz parte do acordo entre os dois países para a
retomada da emissão do Certificado Sanitário Internacional para a carne
bovina processada que irá para o mercado dos EUA. Antes da vinda dos
inspetores, o Ministério da Agricultura promoveu treinamento e reciclagem de técnicos do Serviço de Inspeção Federal (SIF), das plantas frigoríficas, além de promover auditorias com equipes especialmente capacitadas no programa.
Fonte: www.agricultura.gov.br