JOVELINO CARVALHO MINEIRO – CRIADOR DA SEMANA

“Brangus é a melhor máquina que existe para produzir carne de qualidade”

Criador de Brangus desde 1984, Jovelino Carvalho Mineiro, proprietário das fazendas Sant`Anna, com sede em Rancharia (SP) e Uberaba (MG), afirma que sempre acreditou na raça. Apesar de ter passado por um período de diminuição no plantel, que ele afirma ter sido para garantir animais melhoradores e ter um rebanho de mais qualidade, hoje vive um crescimento na raça. Um dos idealizadores do Leilão Brangus Prudente, que aconteceu no último sábado (06), Jovelino promete para 2011 um remate com 300 machos reprodutores Brangus em oferta. Quanto ao papel do Brangus como fruto de cruzamento industrial, ele garante que agora os pecuaristas estão aprendendo a desenvolver um bom animal. E para conhecer um pouco mais sobre as opiniões deste ícone da pecuária nacional, leia a matéria completa do quadro CRIADOR DA SEMANA.

Associação Brasileira de Brangus – Como você vê a raça Brangus no cenário nacional?

Jovelino Carvalho Mineiro - Eu acho que a raça Brangus sempre teve um papel importante na pecuária nacional. Eu crio desde 1984. Teve um período em que a raça esteve em baixa no mercado, mas eu acredito que isso aconteceu pelo fato de ter uma grande população de animais de má qualidade. É que quando surgiram os cruzamentos industriais e a raça Brangus, em especial, muitos pecuaristas acharam que era só cruzar uma vaca nelore ruim com um touro Angus ruim que teriam um bom animal Brangus. Só que as coisas não são assim. Como as outras raças é preciso seleção. Um bom animal é fruto de outros animais também de qualidade. Agora o que restou no mercado foram os animais bons, pois os ruins não tiveram espaço. Esses são os animais que hoje tem o papel de representar a raça.

ABB – E o qual a sua fórmula para ter bons animais?

Jovelino - Eu sempre acreditei no Brangus. Há pouco tempo diminuí meu plantel em busca de qualidade. Isso possibilita melhor depuração na raça. Quero garantir uma boa genética. Agora que alcancei isso e agora estou aumentando meu rebanho de Brangus novamente.

ABB – Existe algum segredo para alcançar esse melhoramento genético?

Jovelino - O que muita gente não sabe é que apenas 4% dos reprodutores 3/8 estão aptos para serem melhoradores da raça. Até esses dias acreditavam que todo touro 3/8 deveria atuar como um bom reprodutor. Para aumentarmos ainda mais a raça Brangus no mercado Brasileiro, precisamos de um grande universo da raça. Pois com muitos animais, teremos mais melhoradores e a raça se consolida em definitivo. Afinal de contas, o Brangus é a melhor máquina que existe para produzir carne de qualidade.

ABB – Possui animais da raça Brangus em destaque?

Jovelino - Atualmente tenho de três a quatro animais, touros e fêmeas, que uso para coleta. Isso é feito na minha propriedade mesmo e eu vendo.

ABB – Conte um pouco da sua história com a raça Brangus.

Jovelino - A fazenda Sant´Anna é pioneira na raça Brangus no centro-oeste e no sudeste do país. Antes só havia gado do sul. Também trouxeram animais do sul o ex-senador Severo Gomes e pelo ex-secretário de agricultura Pedro Tassinari. Hoje vários pecuaristas seguiram esses passos e criam Brangus no país inteiro, pois é uma raça que se adapta muito bem, é precoce, rústica e com grande performance.

ABB – Como você analise a crise que o país passou na pecuária?

Jovelino - A pecuária vive de ciclos tradicionalmente. O que temos que fazer é lutar para prolongar esses ciclos a nosso favor. Não quero ter orgulho de ter o maior rebanho do mundo, mas gostaria de ter orgulho de ter a carne mais cara do mundo.

Anterior
Anterior

BR Texas realiza leilão de touros em Campo Grande

Próximo
Próximo

EUA analisam importação de carne processada