EUA Apresentam Lei de Controle À E.coli Na Carne
Segundo o New York Times, Kirsten Gillibrand senadora democrata de Nova York, apresentou uma lei que exigiria das empresas de carne um teste para uma cepa mortal de E. coli, a E.coli O157:H7. A tonixa shiga, da cepa em questão, causa a Síndrome Hemolítica Urêmica que é um quadro gravíssimo que aparece após a diarréia típica da E.coli caracterizado por insuficiência renal aguda.
A senadora justificou a apresentação da lei com o argumento de que a população norte-americana reivindica carne de melhor qualidade e segurança sanitária por parte de governo e das empresas do setor.
Uma das maiores preocupações é a carne moída pois esta possui pedaços de diferentes cortes a aparas, outros ingredientes (hambúguer, por exemplo) além de ter maior contato com aparelhos como moedores.
O projeto de lei denominado, Ato de erradicação de E.coli - 2009, exigirá testes em matadouros e em seguida, na moagem da carne e nas aparas que são misturadas. Também deve incluir sanções adequadas para as empresas que deixarem de implementar mecanismos de testes em suas instalações e no caso de positividade das amostras, a empresa deve eliminar o lote contaminado, ou cozinhar a carne a uma temperatura que destrua a E.coli.
O Senado ainda prevê um grande projeto de reforma da segurança alimentar e está na tentativa de move-lo para a Casa Branca a fim de que o presidente Obama possa valiar antes do final do ano.
Fonte: www.meatinternational.com