Goianos participam de conferência alimentar
Um grupo de 46 goianos representam o Estado durante a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Fortaleza/CE, no Centro de Conveções Edson Queiroz. O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o Delegado Federal do ministério no estado do Ceará, Francisco Sombra, participaram do evento terça e quarta-feira (03 e 04/07). O evento é uma iniciativa do Governo Federal para avaliar, entre outros assuntos, os impactos do modelo de desenvolvimento na produção de alimentos saudáveis.
O evento, aberto na noite de terça (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é considerado o maior sobre segurança alimentar e nutricional em âmbito mundial. Na abertura dos trabalhos, nesta manhã, o ministro destacou a importância da conferência. "Esta conferência acontece em um momento importante, onde o governo discute qual é o modelo de desenvolvimento ideal para o meio rural brasileiro", destacou.
Delegações de todos os estados brasileiros e representantes de 12 países – entre eles, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, México e Angola – estarão reunidos na capital cearense até hoje (06/07) para discutir a segurança alimentar no Brasil. Uma das metas do encontro é avaliar os impactos do modelo de desenvolvimento na produção de alimentos saudáveis e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional da população.
Para Cassel, um ambiente próspero começa com a soberania alimentar onde o modelo ideal tem homens e mulheres produzindo. Ainda de acordo com o ministro, o desenvolvimento que se busca foca na produção de alimentos de qualidade, diversificados, com um meio rural sem desmatamento e com o combate ao êxodo rural. "Não é possível conquistar a soberania alimentar sem fortalecer a agricultura familiar e a reforma agrária", afirmou.
Entre os assuntos em debate estarão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o agronegócio, os alimentos transgênicos e a transposição do Rio São Francisco. Programas de transferência de renda, reforma agrária, agricultura familiar e alimentação escolar são outros temas em pauta. Também serão avaliadas as ações e políticas públicas de erradicação da fome e da pobreza e apresentadas as experiências e projetos que mais se destacaram no País e no exterior.
Na abertura da conferência, o presidente Lula garantiu aos agricultores familiares que não faltarão recursos para investimento. "Temos investido fortemente na agricultura familiar. Em 2003, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) não chegava ao norte e ao nordeste. Os bancos não sabiam operar o programa. Hoje os gerentes aprenderam a dar o mesmo valor aos pequenos", disse.
Para o presidente Lula, a agricultura familiar tem um papel fundamental na garantia da segurança alimentar brasileira e, por isso, a reforma agrária é prioridade do governo.
O ministro refletiu sobre o trabalho realizado nos últimos anos na agricultura familiar e na reforma agrária. "Nunca se assentou tantas pessoas como nos últimos quatro anos. São 32 milhões de hectares, com 381 mil famílias. Temos investido fortemente em agricultura familiar, tanto que passamos de R$ 2,3 bilhões de reais em 2002/2003 para R$ 12 bilhões nesta safra 2007/2008", contou o ministro.
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro) - (62) 3201-8905.