IBGE inicia em abril o novo censo agropecuário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia no 16 de abril a coleta de informações para o Censo Agropecuário. É o primeiro depois de onze anos. Os 90 mil servidores do IBGE também vão aproveitar para recolher dados para uma contagem populacional em 5.435 municípios com até 170 mil habitantes, ou seja, 97% das cidades brasileiras. Os dois censos custarão ao IBGE R$ 574 milhões. Os primeiros resultados começarão a ser divulgados em meados de setembro. 

'Vamos saber detalhadamente o que de importante aconteceu na agropecuária nos últimos onze anos e vai nos ajudar muito a entender a realidade brasileira', disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, para atualizar a fotografia do setor rural, serão visitados cerca de 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários existentes em todos os Estados brasileiros. 

O IBGE quer saber quantos realmente são esses estabelecimentos, o que produzem, quantas pessoas estão ocupadas, quais as práticas e os manejos utilizados. Segundo Eduardo Nunes, a proposta do IBGE é, com esses dados, criar uma base cadastral e atualizá-la continuamente, 'de preferência a cada ano', por meio de pesquisas.

Fonte: Portal MNP

Anterior
Anterior

Exposições: Palestras movimentam Expogrande

Próximo
Próximo

Abertas inscrições ao Congresso Mundial de Brangus