Lançamento de Livro Sobre a Raça Brangus

Embrapa Pecuária Sul lança o livro "Ontem Ibagé, hoje Brangus: a história de uma raça

Ontem (14/10)  durante a 97ª Expofeira de Bagé, a Embrapa Pecuária Sul e o Núcleo Bageense de Criadores de Brangus Ibagé lançaram o livro “Ontem Ibagé, hoje Brangus: a história de uma raça”, produzido pelo centro de pesquisa e organizado por Eduardo Salomoni e Laudo Del Duca, pesquisadores aposentados da Unidade.

 “O objetivo é mostrar como a raça nasceu, como se desenvolveu no Rio Grande do Sul, os primeiros compradores, o primeiro leiloeiro. Com excelentes fotos e pouco texto, procuramos resgatar essa história”, explica Salomoni, enfatizando que não se trata de uma publicação técnica. “A filosofia do livro é exatamente esta: uma leitura leve e um visual atraente”, completa Del Duca.

A história da raça Brangus remonta o início da década de 1940, quando foram realizados, em Bagé, os primeiros cruzamentos entre touros Nelore e vacas Aberdeen Angus para fixar uma raça sintética com 3/8 Nelore e 5/8 Aberdeen Angus. O intuito era obter animais que unissem a rusticidade das raças zebuínas, caracterizada pela resistência a parasitas, tolerância ao calor, com as vantagens da raça Angus, tais como qualidade da carne, precocidade sexual e elevado potencial materno.

A raça foi inicialmente chamada de Ibagé, em homenagem ao líder indígena que habitou a região. Em 1979, foi fundada a Associação Brasileira de Ibagé (hoje Associação Brasileira de Brangus), dentro da Fazenda Cinco Cruzes, atual sede da Embrapa Pecuária Sul. Atualmente a sede da associação é em Presidente Prudente (SP) desde 2005.

Hoje, a raça Brangus está presente em todo o país graças a sua excelente adaptabilidade. Entre as vantagens do animal estão os partos facilitados, altos pesos na desmama e no sobreano, elevado ganho de peso tanto em pasto como em confinamento, fêmeas de reposição com puberdade precoce, enxertando aos 15 meses, além de carne suculenta e macia.

Fonte: www.embrapa.br

Anterior
Anterior

Frigoforte quer se Instalar em Bela Vista (MS)

Próximo
Próximo

Rastreabilidade Eletrônica Será Testada Em MG