Rastreabilidade Eletrônica Será Testada Em MG

Os brincos com o "Chip do Boi" serão aplicados em 500 cabeças de gado na Fazenda Santa Rita, em Prudente de Morais, município distante cerca de 50 km de Belo Horizonte. A demonstração acontece na sexta-feira, 16 de outubro, na propriedade que pertence à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A tecnologia foi desenvolvida pela CEITEC S.A., a primeira empresa especializada no desenvolvimento e produção de chips da América Latina. Situada em Porto Alegre, RS, a empresa é uma estatal, criada pelo decreto nº. 6638, de 10 de Novembro de 2008, com fins lucrativos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O investimento feito na CEITEC S.A. tem por um de seus objetivos principais o desenvolvimento da indústria eletrônica brasileira por meio da implantação de uma base sólida no setor de semicondutores.

Ao todo, a CEITEC vai testar 10 mil brincos em outras fazendas de diversas regiões brasileiras; o produto será comercializado a partir de 2010. O chip permite a rastreabilidade das informações sobre os animais de forma totalmente eletrônica, eliminando o fator erro humano na coleta de dados sobre o rebanho. O brinco com o chip funciona como uma identidade eletrônica do boi, incluindo dados como data de nascimento, vacinas e manejo. Tudo fica armazenado no sistema desenvolvido para rastreabilidade.

Devido ao altíssimo grau de confiabilidade, a carne rastreada eletronicamente possui maior valor de mercado e tem mais possibilidades de sobrepor a rigorosa legislação sanitária de países como os que compõem a União Européia.


Fonte: www.ceitec-sa.com

Anterior
Anterior

Lançamento de Livro Sobre a Raça Brangus

Próximo
Próximo

Desvalorização do Dólar Dificulta Exportações