Mais Bezerros e Mais Receptoras
A queda no percentual de abate de fêmeas bovinas está começando a mostrar seus reflexos. A oferta de bezerros aumentou em várias praças e como já havíamos previsto anteriormente, o mercado da reprodução voltou a se aquecer com a venda de doses de sêmen, hormônios e agora observa-se uma maior comercialização de receptoras.
Para lembrarmos: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de abate de fêmeas em relação ao abate total era de 45,23% em 2005 a 2008 e caiu para 39,6% em 2009 com a perspectiva de cair ainda mais.
Em Tocantins, que é um estado forte na atividade da cria, o preço do bezerro já recuou 7% e esta tendência é forte em todo o país.
O aumento na venda de receptoras é, em parte, decorrente da maior retenção de fêmeas pelos produtores que voltaram a invertir em reprodução. Em algumas centrais, o acréscimo nas vendas desssa categoria animal foi de 40% de setembro para outubro. No caso de receptora prenhe, o valor médio de mercado é 23@ de boi gordo em Barretos, SP.
É importante lembrar que estes preços ainda estão abaixo do seu patamar em 2008 antes da crise; porém demonstram recuperação.
Fonte: Scot Consultoria