Assocon Indica Queda Na Intenção de Engorda

O terceiro levantamento da Assocon - Associação Nacional dos Confinadores junto a seus 47 sócios indicou uma queda monumental na intenção de engorda, de 19,5% em relação à segunda sondagem, que já apontava queda de 5,7% sobre a primeira. 

De tombo em tombo, os 47 confinadores indicaram que vão terminar neste ano apenas 379.361 mil cabeças. No início do ano, no calor da crise mundial, falava-se em repetir 2008, terminando 570 mil bovinos. No meio do ano, com o mercado futuro indicando preço acima de R$ 90, admitiu-se 600 mil. Depois, o número foi minguando, minguando... 

Não se sabe se a tendência detectada entre os associados da Assocon é a mesma dos confinadores não filiados à entidade. Se seguir e a queda permanecer no mesmo patamar -33,5% sobre o ano anterior -, a oferta de bois confinados cairá de 2,7 milhões para 1,795 milhão de cabeças nesta entressafra. A diferença, de 904 mil bois a menos, é grande para um mercado que já enfrentava problema de oferta. Ou seja, a possibilidade de o preço do boi se recuperar no final do ano aumenta, especialmente com a recuperação da economia (o PIB cresceu 1,9% no segundo trimestre) e com o aumento de emprego (em agosto, 242 mil com carteira assinada).

Fonte: Revista DBO

Anterior
Anterior

Analista Prevê Crise No Mercado de Carne Argentino

Próximo
Próximo

Mais Bezerros e Mais Receptoras