Marcos Meirelles é entrevistado na Rede Rural Centro durante a Expogrande

No bureau da Rede Rural Centro na Expogrande 2011, realizada na última semana em Campo Grande/MS, o presidente da Associação Brasileira de Brangus, Marquinhos Meirelles esteve presente no espaço, dentro do escritório da ABS Pecplan, para sentar e conversar com outros criadores e mais um organizador de eventos para decidir uns detalhes sobre a Exposição Nacional do Brangus. O evento acontece esse ano em Campo Grande-MS nos dias 5, 6, 7 e 8 de Junho, concomitantemente ao Congresso Internacional da Carne:

Meirelles, que é presidente da entidade desde 2006 e tem mandato até o fim de 2011, comentou que atravessou períodos mais difíceis, mas que agora o preço da arroba favoreceu o mercado. “Nós buscamos o Brangus porque ele é uma raça que complementa o cruzamento industrial. Ele tem boa performance e ajuda a estabelecer o Angus no clima tropical brasileiro”, informou o presidente.

O sangue da raça, que vem de gado zebu misturado ao Angus (europeu), proporciona um novilho precoce tanto para o abate como para a reprodução. “O cruzamento com o zebu, normalmente feito com nelore ou guzerá aqui no Brasil, faz com que o Angus ocupe o espaço que ele pode alcançar no país”, explica Meirelles.

Hoje, a Associação Nacional de Brangus tem entre 130 e 140 criadores filiados, mas o número de pecuaristas que tem o sangue da raça no seu plantel é maior. Meirelles diz que acompanha em diversos leilões que há vários criadores interessados em adquirir a genética do Brangus e a raça já está esparramada pelo Brasil e América Latina, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Bolívia e até Estados Unidos e Austrália.Carne
A procura pela carne do Brangus acontece pelo sabor que o marmoreio (gordura entremeada ao músculo) característico da raça européia proporciona. “Mundialmente é a melhor carne e isso é comprovado”, opina o Meirelles. “É fácil falar sobre uma coisa verdadeira, é só experimentar no garfo!”, sugere o pecuarista.


Fonte: Rural Centro
Post: Nathã Carvalho
Imprensa e Comunicação
Associação Brasileira de Brangus
comunicacao@brangus.org.br

Anterior
Anterior

DIA DE CAMPO “A GAP E O BRANGUS”

Próximo
Próximo

ExpoLondrina: Canjiquinha foi a grande atração da raça Brangus