Mercado do Boi Em Novembro: O Que Esperar?

O período de fim de mês é sempre pior para as vendas de uma maneira geral. No mercado de carne não seria diferente. Em outubro a arroba chegou a seu preço mínimo R$75,00, o que fez deste um mês atípico pois esse costuma ser um período de recuperação para a mercado do boi.

Várias entidades estão pedindo que os produtores segurem o gado como forma de elevar o preço da arroba. Neste caso as chuvas são favoráveis apenas para quem tem gado no pasto; e mesmo assim muitos produtores entregaram o gado gordo com medo da baixa se acentuar mais. Os confinamentos, independente das chuvas que agravam o problema, estão completando seu ciclo e fica muito caro manter um animal já terminado no confinamento.

As escalas dos frigoríficos com 5 a 6 dias úteis e alguns com escalas preenchidas até meados de novembro evidenciam este momento de baixa do gado. Significa que compraram muito gado a preços mais que razoáveis.

Outro  lado negativo que deve persistir mês que vem é a dervalorização do dólar frente ao real que ocasionou preços baixos para os produtos exportados e fez o mercado da carne depender muito do mercado interno.

Espera-se que em novembro a situação melhore. Afinal o gado dos confinamentos (prejudicados pela chuva) está acabando e a proximidade das festas de final de ano sempre eleva o consumo de carne. 

Segundo a Scot Consultoria a união européia está voltando a aumentar seu volume de carne importada do Brasil e os reflexos disso já poderão ser observados em novembro. Por isso os frigoríficos voltaram a procurar gado rastreado e pagar ágio por ele. Nesta circunstância, espera-se que a arroba suba, mesmo que seja de gado não rastreado.

Por fim, deve-se lembrar que apesar do preço da arroba ser um dos poires registrados, o custo de produção também acompanhou este mecanismo; pensando assim momentos piores já existiram com certeza.


Assessoria Brangus

Anterior
Anterior

Carne Orgânica Pode Ser O Futuro

Próximo
Próximo

EUA: Panorama Geral No Mercado de Carne