Preço da carne e das frutas puxa alta no custo de vida em São Paulo
O custo de vida do paulistano cresceu 0,63% em setembro em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (20) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo(FecomercioSP). A alta foi impulsionada pelo preço da carne, que cresceu 3,17%, e pelas frutas, com elevação de 4,13%. No ano, o aumento no custo de vida foi de 4,41% e nos últimos 12 meses, de 6,58%.
O grupo de alimentação e bebidas foi o que mais contribuiu para o aumento do custo de vida em São Paulo entre agosto e setembro, com alta de 1,39%. Além da carne e das frutas, houve também aumento no preço da cerveja, com avanço de 5,29% em setembro.
O segundo grupo a puxar a alta foi o de transportes, com elevação de 0,78%. De todos os segmentados analisados, apenas dois grupos apresentaram queda nos preços. Um deles foi o grupo de artigos do lar, com recuo de 0,46%, e o outro foi o de comunicação, que caiu 0,12%. Os dois segmentos, porém, não chegam a 10% da composição geral do indicador.
Com relação às faixas de renda, as classes que mais sentiram o aumento do custo de vida foram as classes D (0,71%) e E (0,69%). As classes A e B foram as que menos sentiram o aumento de preços (0,61% e 0,56%, respectivamente).
Fonte: Fecomercio SP