Alcides Pilau é eleito presidente do CDT da Brangus
O criador e zootecnista Alcides Pilau foi eleito, nesta quinta-feira (4/1), presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Brangus (ABB). Designado ao cargo por unanimidade pelos membros efetivos do CDT que participaram da reunião virtual, Pilau estará à frente do conselho durante o biênio 2024/2025. “Fico lisonjeado em assumir o conselho, visto que temos um grupo bastante qualificado, formado por pessoas de alta capacidade. O voto de confiança deles e do presidente da associação aumenta ainda mais a minha responsabilidade”, afirma.
Pilau carrega a expertise de quem, desde 2001, trabalha com assessoria e consultoria em propriedades rurais, onde teve seu primeiro contato com a Brangus. Desde 2009, também é criador da raça em parceria com o Condomínio Rural Weiler, de Lavras do Sul (RS), em um plantel de doadoras. “Fui me apaixonando pela raça, buscando conhecer cada vez mais e tendo a oportunidade de conviver com diversos criadores, tanto na parte de assessoria como na de criador”, acrescenta.
O novo presidente do CDT, que possui mestrado e doutorado em Produção Animal na área de Manejo e Reprodução, visa contribuir com o fortalecimento da raça Brangus e com o crescimento da mesma não só em volume, mas também em qualidade, junto a atual diretoria. Além disso, Pilau tem como um de seus objetivos ser o elo entre os criadores, inspetores técnicos e o conselho, trazendo para as reuniões suas principais dúvidas e demandas. “Queremos que, cada vez mais, novos criadores e aqueles que já investem em Brangus tenham fácil acesso à associação”, sinaliza.
Presidente da ABB, Cacaio Osório, destaca que a colaboração de Pilau será de extrema importância para os avanços técnicos da Brangus no país. “Não tenho dúvidas de que teremos um profissional capacitado para nos auxiliar a fomentar cada vez mais a raça no Brasil e a contribuir com novos projetos”, garante Osório que, antes de ser eleito presidente da associação, comandou o CDT da Brangus por dois anos.
Crédito da foto: Júlia Farias Pilau