OIE: PR pode recuperar status sanitário em maio
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse que o assunto será discutido no dia 23 de maio pelo comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que tem autonomia para liberar a situação do Paraná, informa a Folha de Londrina.
Se for liberado, o Paraná poderá voltar a exportar carne para a União Européia. O comércio foi suspenso em outubro de 2005, quando foi confirmado foco de aftosa no Mato Grosso do Sul. Segundo o ministro, o governo federal já enviou relatório dos procedimentos feitos nos estados que continuam embargados: Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, parte de Minas Gerais e Bahia.
O ministro enfatizou que o transporte de animais em regiões de fronteira foi controlado, a vacinação foi assistida e todos os testes virais exigidos foram feitos. Durante solenidade de abertura da ExpoLondrina, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), entregou ao ministro a proposta de adesão ao Sistema Unificado de Atenção da Sanidade Animal (Suasa).
Fonte: www.portaldbo.com.br