PR pode ter 4 frigoríficos para exportar à Rússia
A informação foi dada na última sexta-feira (04/04) por Antonio Jorge Camardelli, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Ele participou do painel “Perspectivas para o Mercado Internacional de Carnes” do Seminário Internacional “Em Busca da Produção Sustentável”, que integra a programação da ExpoLondrina 2008.
Camardelli afirmou que uma missão russa esteve no Paraná no início deste ano para uma inspeção e constataram que as condições estão favoráveis para a aquisição do produto paranaense. O anúncio oficial deverá ser feito nesta semana, quando o Ministério da Agricultura irá baixar a portaria liberando quatro plantas frigoríficas do Paraná a exportar.
Segundo Camardelli, estarão habilitados a atender o mercado russo os frigoríficos de Nova Londrina (Mercosul), de Paissandu (também Mercosul), de Maringá (Garantia/JBS) e de Paranavaí (Margen).
A expectativa é de que com essa liberação a exportação terá um acréscimo de 3 mil animais por dia. Essa ampliação no volume de carne exportada para o mercado russo deve representar, segundo cálculos de Carmardelli, um ingresso de receita para o Paraná na ordem de US$ 20 milhões a US$ 25 milhões por mês. “Não sabemos, no entanto, se haverá animais suficientes para atender essa demanda”, comentou o executivo da Abiec.
Fonte: www.portaldbo.com.br