OIE reconhece SC como livre de aftosa sem vacina
A Comissão Científica para Doenças Animais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aprovou em Paris o reconhecimento de Santa Catarina como área livre de febre aftosa sem vacinação. O inédito status sanitário no país terá que ser confirmado pelos 167 países-membros da OIE na Sessão Geral marcada para 20 de maio.
Na semana passada, o grupo técnico especial da OIE formado para analisar o pedido catarinense já havia dado o sinal verde para a melhora da situação sanitária do rebanho local, há seis anos sem vacinação. A comissão também aprovou a ampliação do status de área livre de aftosa com vacinação para a região centro-sul do Pará.
Para determinar a melhoria no status do rebanho catarinense, a comissão da OIE considerou vários pontos, como a confiabilidade e a estrutura do serviço de defesa animal do Estado, as condições de isolamento da área livre, as formas de controle interno adotadas pelo governo e setor privado, a comprovação de ausência de vacinação por um período mínimo de 12 meses, o plano de amostragem e testes feitos para sustentar a solicitação.
Representantes de Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia concordaram ainda debater - em encontro extraordinário do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) - a fixação de uma "zona tampão" na área de fronteira comum entre os países, incluindo pelo menos Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Fonte: Portal MNP