Porto da Paranaguá Dobra as Expotações de Carne

Dados da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) indicam que 9,7% das exportações de carne bovina do Brasil já saem pelo porto paranaense, o que representa um aumento em comparação com o ano anterior. Das 822,4 mil toneladas de carne bovina exportadas pelo País entre janeiro e agosto deste ano, 80,3 mil toneladas foram enviadas ao mercado externo por meio do porto de Paranaguá.

Apesar de ser um volume aparentemente pequeno, o desempenho do porto paranaense indica um forte crescimento em comparação a 2008. Entre janeiro e agosto do ano passado, as exportações brasileiras de carne bovina somaram 952,7 mil toneladas, das quais apenas 40,3 mil toneladas saíram por Paranaguá. Na época, o porto representava apenas 4,2% das exportações totais de carne bovina.

Segundo empresas que atuam no segmento de carnes no porto de Paranaguá, um dos principais responsáveis pelo aumento das exportações de carne bovina foi o projeto do Corredor de Exportação de Congelados, que busca aumentar a participação do porto paranaense nas exportações de carne congelada. "O que estava ocorrendo é que o Paraná estava perdendo este tipo de carga originária do próprio Paraná para Itajaí e Santos por não ter uma grande estrutura de armazenamento de congelados na retroárea. Em março de 2008 começamos a implantar o conceito de Corredor de Exportação também para estes produtos e agora começam a aparecer os resultados", explica o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

Fonte: Safras e Mercado

Anterior
Anterior

Ranking 2009 da Associação Brasileira de Brangus

Próximo
Próximo

Assembleia do Quatro Marcos É Adiada