RETROSPECTIVA MAIO 2008
Julgamento Uruguaiana e Dourados, venda de bezerros Guapiara, premiação melhor criador do ano
O mês de maio foi de julgamentos e premiações. A 6ª Expo de Outono de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, teve como macho grande campeão o touro Juquiry 3784 Oscar, de João Francisco Tellechea Filho. O título de fêmea grande campeã ficou para a novilha Olhos D´água 5G 6673 Jóia Rara, de Antonino de Souza Dornelles. Leia.
A agropecuária Guapiara, de Castro, no Paraná, fez uma comercialização ousada. Anunciou a venda de 1.200 bezerros da raça Brangus. Segundo o veterinário responsável da empresa, Édison Laroca Fontoura Filho, “resolvemos apostar na procura do mercado e colocamos os animais a venda”. Veja como foi.
A revista AG do Criador (antiga AG Leilões) fez a tradicional premiação de melhor criador do ano. Pela raça Brangus, o grande vencedor de 2007 foi João Francisco Tellechea Filho. Quem foi receber o prêmio foi o filho dele e ex-presidenre da ABB, Sérgio Tellechea. Veja.
Uma novidade em julgamentos. Dourados transmitiu o campeonato ao vivo pela internet. Quem não esteve presente acompanhou durante todo o dia. Foram premiados o touro Anamélia TE L545, da Agrícola Anamélia, de Martinópolis, São Paulo, como Grande Campeão. E a vaca Rincon Mamamia 315 Del Sarandy, de Alberto Pisani Neto, da Fazenda Santa Alice, de Mococa, em São Paulo, como Grande Campeã. Leia aqui.
Com muitas novidades, Dourados também realizou um julgamento de progênie da raça. A primeira colocação em progênie de pai ficou para o Pai Malibu, com os animais Arcanjo 7017, da Fazenda Alto Alegre, de Iporã, Paraná; Santa Cruz B035, de Augusto B. Caldeirão, de Tapejara, Paraná e Santa Cruz B884, também de Caldeirão. A progênie de mãe teve como primeiro lugar a Mãe Safira, com os animais Brangus Santa Alice JP070, da Fazenda Santa Alice, em Mococa, SP e Brangus Santa Alice JP074, também da Fazenda Santa Alice. Todas as colocações aqui.
A Venezuela trabalha as notícias da raça Brangus em um blog. Veja.