RS: 2ª etapa da vacinação contra aftosa encerra com 98,22% de imunização, diz Fundesa

A Secretaria da Agricultura e Pecuária do RS divulgou nesta terça-feira (06) o balanço da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. A etapa, realizada em novembro, encerrou com a cobertura de 98,22% do rebanho. O objetivo era imunizar pelo menos 90% dos animais com até 24 meses.
Dados do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria apontam também a fiscalização de quase 11 mil estabelecimentos, num total de 176 mil animais, visando à garantia de correta aplicação da vacina e sua eficácia.
No mesmo período, 207 mil produtores, enquadrados nos critérios do Pronaf ou do Pecfam receberam gratuitamente as vacinas. O número representa 75% da categoria, e 1,5 milhão de animais.
A inadimplência registrada na etapa foi de 4,6% dos produtores. Aqueles que não comprovaram ou não vacinaram o rebanho, nos prazos estabelecidos pelo Estado, devem agora procurar a Inspetoria de Defesa Agropecuária onde possuem cadastro. Até a regularização da situação, suas propriedades estarão bloqueadas para a entrada/saída de bovídeos.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, está satisfeito com o resultado e considera que o bom índice "se deve muito à evolução da conscientização dos produtores rurais e dos esforços da área técnica da Seapa juntamente com o envolvimento de todos os técnicos e entidades que atuaram direta ou indiretamente na campanha". Conforme Kerber, o índice alcançado é mais um desafio vencido. Ele espera que o número se mantenha e até avance e garantiu que o Fundesa apoia todas as iniciativas neste sentido.

Fonte: Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa)

Anterior
Anterior

Boi/Cepea: queda de braço entre frigoríficos e produtores estabiliza cotações

Próximo
Próximo

27% mais cara, a carne bovina pesa no bolso do consumidor