Árvores, pasto e gado é combinação eficiente

A combinação de árvores, pasto e gado agrega valor, intensifica a produção, evita a degradação e gera benefícios ao ambiente, afirma o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Valdemir Antônio Laura. O sistema  Agro-Silvipastoril foi um dos temas tratados na 3ª Dinapec – Dinâmica Agropecuária. Laura é o pesquisador responsável pela vitrine que trata sobre o manejo integrado árvores – pasto – animal. A Dinapec foi realizada em Campo Grande/MS, e terminou sábado (15/03).

 

Na área da Dinapec foram plantadas mudas de eucalipto e braquiária decumbens além do estilosantes Campo Grande, plantado em linhas próximas às árvores. Os visitantes receberam explicações do pesquisador sobre as vantagens do Sistema e as opções de árvores que podem ser utilizadas no Sistema como o Jatobá, Cumbaru, Guanandi, Ipê, Nim dentre outras. “Apesar de verificarmos um crescimento lento de adesão dos produtores ao Sistema, a alternativa de conciliar árvores e pasto tem chamado a atenção. Quanto à importância para a cadeia produtiva da carne e leite não há como negar”, diz Laura. 

As árvores a serem utilizadas no Sistema  podem ser do tipo  madeiráveis, frutíferas ou forrageiras. É importante saber que elas  formam barreiras de quebra-ventos, evitam a erosão, produzem sombra, proporcionando mais conforto aos animais, e, com o manejo integrado recupera áreas degradadas devolvendo capacidade produtiva ao solo.

“O plantio de árvores em solos sem aptidão agrícola é uma boa alternativa”, afirma o pesquisador. Ele diz que em uma área onde foi plantado mudas de eucalipto, já no primeiro ano pode-se entrar com  gado para pastar e depois de sete a oito anos a madeira pode ser utilizada na própria fazenda. A estimativa de plantio de árvores de eucalipto por hectare é de  200 a 300 mudas.

Os visitantes receberam informações sobre elaborar um bom projeto para diversificar a produção aliado a um manejo adequado propicia o aumento de renda e melhora o ambiente. Para os pesquisadores, a interação da pecuária, agricultura e floresta é de suma importância para o desenvolvimento sustentável. 

Fonte: www.cnpgc.embrapa.br

Anterior
Anterior

Dono de supermercado produz sua própria carne

Próximo
Próximo

6ª Expo Outono de Uruguaiana terá animais Brangus