Uma grande mostra na ExpoLondrina
O Brangus mais uma vez esteve presente em Londrina. Animais de excepcional qualidade encheram um pavilhão inteiro nas dependências do parque e mostraram as grandes qualidades da raça forte.
Foi na manhã de 15 de abril, uma sexta-feira, em que a Médica Veterinária Angela Linhares, uma das titulares da Gap Genética de Uruguaiana/RS, iniciou a avaliação das fêmeas da raça Brangus na pista central do parque de exposições governador Ney Braga. No total, cerca de 60 exemplares oriundos de plantéis localizados no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, participaram da 1ª etapa do ranking nacional 2011, realizada durante a 51ª edição da ExpoLondrina no Paraná. Na fila do grande campeonato, formada após o julgamento de todas as fêmeas e de todos os machos, lá estavam as campeãs bezerra menor, bezerra maior, novilha menor, novilha maior, vaca jovem e vaca adulta. No entanto, foi a campeã novilha maior “Santa Cruz E535 TE” uma filha do touro “Santa Cruz 3475 ALI 803G TE” com “Santa Cruz 4648” que levou o grande campeonato para seus expositores, os irmãos Eduardo e Augusto Caldeirão, proprietários da Brangus Santa Cruz localizada em Tapejara/PR, de onde veio a novilha de 20 meses e 567 kg. A escolhida como reservada de grande campeã “Santa Cruz E 957 TE” foi exposta por André Amaducci e irmãos, titulares da Brangus Arcanjo que fica em Iporã/PR. A fêmea, fruto do acasalamento entre “Ebano 4045 Gladiador” e “Santa Cruz B829”, estava pesando 531 kg aos 24 meses. A terceira melhor fêmea veio de Ponta Porã/MS, cidade onde está localizada a BR Texas Genética. Trata-se de “BR Texas 72 TE” de 12 meses e 333 kg, filha de “Sundance OF Brinks 392G9 com Chaparral D837”. Angela Linhares destacou a qualidade das fêmeas apresentadas. “A grande campeã e a reservada concorreram juntas no mesmo campeonato. São ótimas fêmeas, sendo muito parecidas com poucos detalhes para diferenciar ambas. A terceira melhor fêmea, é uma novilha que tem um futuro pela frente, tem um comprimento impressionante é muito feminina e bem dentro do padrão da raça” salientou.
Machos Angela Linhares julgou os machos participantes da ExpoLondrina no período da tarde de 15 de abril. A Agropecuária Guapiara de Castro/PR venceu pela segunda vez consecutiva a disputa dos machos no evento. Após ter conquistando o grande campeonato de 2010 com o touro “Guapiara Florim”, o criatório repetiu a façanha este ano. Desta vez, foi o filho do touro Sundance OF Brinks 392G9 na matriz Brangus Santa Alice JP070TE, chamado “Guapiara BR 1521 Guarani” de 24 meses e 890 kg que levou a escarapela de grande campeão da mostra. A BR Texas Genética também conquistou um título consecutivo na pista de Londrina. O touro “BR Texas 8048 TE” foi escolhido como o Bi-Reservado de grande campeão da exposição, já que o macho já havia conquistado o posto em 2010. Com 35 meses e 912 kg, o touro é filho de “Santa Cruz 3475 ALI 803G TE” com “Chaparral C253” e veio de Ponta Porã/MS. A Agropecuária Guapiara ainda levou a escarapela de terceiro melhor macho, com “Guapiara A7344 Gullit TE” de 27 meses e 750 kg, animal fruto do acasalamento de Tres Cruces Damasco 3454 com a fêmea 48608. Angela Linhares comentou o resultado final: “Três ótimos touros da raça. Os dois primeiros colocados são muito parecidos em questão de tamanho, musculatura, ossatura. Se eu fosse desenhar um exemplar da raça Brangus eu desenharia um animal como o touro grande campeão. O que me agradou bastante no campeão touro sênior (reservado de grande campeão), foi a questão do prepúcio mais correto. O terceiro melhor macho é um animal bastante equilibrado, um touro muito bom. Parabéns a todos que competiram, todos animais estavam muito bem preparados”. Avaliou. Após o julgamento, os branguistas se reuniram para um jantar de entrega de prêmios.
Próximas etapas do ranking de animais de argola:
2ª – 9ª Exposição de Outono de Uruguaiana – De 10 a 15 de maio
3ª – ExpoAgro de Dourados – 12 a 22 de maio
4ª – ExpoBrangus – Nacional da raça em Campo Grande/MS – De 4 a 9 de junho
5ª – Feicorte – De 13 a 17 de junho
6ª – Expointer – De 25 de agosto a 04 de setembro
7ª – Exposição de Primavera de Uruguaiana – De 4 a 9 de outubro
8ª – Exposição Agropecuária de Alegrete – De 11 a 16 de outubroPost: Nathã CarvalhoImprensa e Comunicação
Associação Brasileira de Branguscomunicacao@brangus.org.br