Exportação de Carne para a União Europeia Reage
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de carne bovina in natura para a União Européia cresceram significativamente no último trimestre, na comparação com o mesmo período de 2008.
Enquanto o Brasil exportou 3,4 mil toneladas equivalente carcaça (tec) entre julho e setembro de 2008, o volume comercializado chegou a 17,3 mil tec neste mesmo período de 2009. Um aumento de 400%!
Porém, é válido lembrar que foi justamente em 2008 que o Brasil colhia os reflexos negativos do embargo europeu, em função de "inconsistências" encontradas em nosso sistema de rastreabilidade sem contar a crise mundial que já se anunciava.
Ainda assim, há o que comemorar. O gráfico nos mostra que a quantidade de carne bovina que o Brasil exportou para a União Européia em setembro último não era registrada desde janeiro de 2008, último mês antes do início do embargo. Nesse ritmo e com a ajuda dos movimentos atuais para facilitar a entrada da carne brasileira na UE, poderemos até chegar ao patamar de exportações de 2007.
fonte: Scot Consultoria