Rússia Irá Leiloar Quotas para Importação de Carne

O governo russo pretende alterar o mecanismo de atribuição de quotas de importação de carne com a venda de parte das mesmas em leilões que começam hoje. Segundo fontes do governo russo, isso irá ajudar a estimular a concorrência no mercado russo de carne e de o tornar mais competitivo na Europa . No entanto, a maioria dos produtores locais acreditam que a medida só vai prejudicar a indústria local, resultando em regime de monopólio e preços mais elevados. 

 De acordo com o serviço de imprensa do Governo, para os próximos três anos as quotas de importação de carne bovina, suína e de aves serão alterados. Por exemplo, as quotas de aves em 2010 serão de 780.000 toneladas contra 931.000 toneladas em 2009 e em 2012, serão reduzidas de até 550.000 toneladas. 

As quotas de porco serão gradualmente reduzidsa de 500.000 toneladas para 450.000 toneladas. Quanto as quotas de carne; estas permanecerão estáveis em 530.000 toneladas por ano. 

Além disso, o governo russo concordou também com um mecanismo de atribuição de quotas. A partir do próximo ano, 70% das quotas será dividido entre os produtores em uma base histórica (com base no volume de importações em 2007-2009), enquanto os 30% restantes serão colocados em leilão.  O governo acredita que essa abordagem é ótima e prevê o desenvolvimento de uma forte concorrência no mercado de carnes da Rússia. 

Entretanto, a maioria dos produtores de carne russo já criticaram as novas medidas. Segundo o presidente da União Russa Agro-Industrial  Ivan Obolentsev, as novas medidas podem prejudicar o mercado, levando à escassez de carne, aos preços mais elevados e a expansão das empresas estrangeiras. O representante do Instituto Russo de Mercado Agrícola da Rússia, Dmitry Rylko acredita que a atribuição de uma nova forma de quotas contribuirá para o aumento dos preços.




Fonte: www.meatinternational.com

Anterior
Anterior

Argentina: Altas Exportações com Queda no Rebanho

Próximo
Próximo

Exportações de Couro Movimentam Us$ 791 milhões